Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Moraes prorroga por mais 90 dias inquérito das milícias digitais

    Esta é a terceira vez que as investigações, abertas em junho de 2021, são prorrogadas

    Gabriel Hirabahasida CNN , Em Brasília

    O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou por mais 90 dias o inquérito que apura a existência de milícias digitais que atentam contra a democracia.

    O inquérito foi aberto como uma continuidade da investigação sobre os atos antidemocráticos. Esta é a terceira prorrogação do inquérito, aberto no STF em julho de 2021. As outras prorrogações foram em janeiro de 2022 e outubro de 2021.

    “Considerando a necessidade de prosseguimento das investigações e a existência de diligências em andamento, nos termos previstos no art. 10 do Código de Processo Penal, prorrogo por mais 90 (noventa) dias, a partir do encerramento do prazo final anterior (6 de abril de 2022), o presente inquérito”, decidiu Moraes nesta quarta-feira (6).

    O inquérito tem como alvo uma série de pessoas públicas que, por meio das redes sociais, se organizam para atacar as instituições democráticas. Um dos alvos, por exemplo, é o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos.

    Outros apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) também são alvo das investigações, como o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB).

    Em fevereiro deste ano, a Polícia Federal passou a investigar a relação do presidente Bolsonaro com milícias digitais.

    O ministro Alexandre de Moraes autorizou o compartilhamento de provas de vazamento de Bolsonaro de uma investigação sobre um ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no inquérito das milícias digitais.

    O pedido foi feito pela delegada federal Denisse Ribeiro. Para o ministro, a demanda é válida porque pode haver semelhanças entre os grupos investigados nos dois processos.

    A CNN procurou o Palácio do Planalto para comentar a decisão do ministro Alexandre de Moraes, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem.

    Tópicos