Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mochilas são colocadas em frente ao Congresso em ato em defesa do PL das Fake News

    78% dos brasileiros querem uma lei para regulamentar as redes sociais, segundo pesquisa encomendada pela ONG Avaaz e realizada pela AtlasIntel

    No dia da votação do PL que regula as redes sociais, instalação da Avaaz em frente ao Congresso Relembra vítimas de massacres em escolas nos últimos 10 anos. São 35 mochilas vazias lembrando as 35 pessoas que não estão mais nas escolas do Brasil porque as redes sociais não estão reguladas para controlar o discurso violento. Ação pede aprovação do PL 2630 para proteger as crianças. Foto: Andressa Anholete / Divulgação
    No dia da votação do PL que regula as redes sociais, instalação da Avaaz em frente ao Congresso Relembra vítimas de massacres em escolas nos últimos 10 anos. São 35 mochilas vazias lembrando as 35 pessoas que não estão mais nas escolas do Brasil porque as redes sociais não estão reguladas para controlar o discurso violento. Ação pede aprovação do PL 2630 para proteger as crianças. Foto: Andressa Anholete / Divulgação Andressa Anholete/Avaaz

    Da CNN

    Trinta e cinco mochilas foram colocadas em frente ao Congresso Nacional, nesta terça-feira (2), em homenagem às crianças mortas em ataques a escolas no Brasil desde 2012. A ação foi organizada pela ONG Avaaz.

    O Congresso se prepara para votar o Projeto de Lei das Fake News (PL 2630/2020) que prevê, entre seus principais pontos, a obrigatoriedade das plataformas digitais divulgarem relatórios de transparência sobre como estão moderando conteúdos falsos e que reproduzem discurso de ódio e/ou atentado à democracia.

    “Essa lei é sobre proteção. Proteção das nossas crianças contra massacres, das nossas famílias contra a polarização, da nossa democracia contra ataques e da nossa saúde contra a desinformação. É por todos os brasileiros que o Congresso precisa aprovar o PL 2630”, disse Laura Moraes, diretora de campanhas da Avaaz.

    Uma pesquisa encomendada pela Avaaz e realizada pela AtlasIntel indica que 93,7% dos brasileiros acreditam que as redes sociais não são seguras para crianças e adolescentes. Outros 78% querem uma lei para regulamentar as redes sociais.

    O levantamento ainda aponta que:

    • 74% acha que a falta de regulação contribuiu para os recentes ataques em escolas em vários estados do país;
    • 73,8% dos evangélicos e 78,4% dos católicos que responderam à pesquisa são a favor da regulação das redes sociais;
    • 61% dos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também quer a regulação.

    Metodologia

    Foram entrevistadas remotamente 1.600 pessoas entre os dias 15 e 17 de abril. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2.2 pontos percentuais.

    (Publicado por Lucas Schroeder)