Fux decidiu sobre discurso contra Bolsonaro após conversa com Moraes
O presidente da corte cancelou o encontro que reuniria os chefes dos Três Poderes após novas ameaças do presidente
A decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, de cancelar uma reunião com Jair Bolsonaro (sem partido) e criticar as falas do presidente contra membros do Supremo ocorreu após uma conversa com o colega de STF Alexandre de Moraes. As informações são da âncora da Daniela Lima.
Ao ver um tweet do colega contra as falas do presidente, Fux foi questioná-lo. Neste momento, Moraes teria dito: “Nós precisamos da sua ajuda, o Supremo precisa de você”. Depois desta conversa, Fux decidiu escrever o discurso com fortes críticas contra o presidente.
Bolsonaro intensificou os ataques aos ministros do STF, principalmente Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, após o Supremo Tribunal Eleitoral (TSE) pedir a inclusão do presidente no inquérito das “fake news” após uma live em que insinuou, sem provas, fraudes no sistema eleitoral brasileiro.
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) foram orientados a não aderirem às provocações presentes nos ataques do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à corte, mas decidiram que qualquer reação a ele será institucional.
Há também a preocupação do chefe do Executivo começar a descumprir medidas judiciais. No entanto, a instrução dada internamente é para que não haja decisões desastradas, justamente para não dar espaço a uma manobra que pode acirrar ainda mais os ânimos no atual cenário.
Publicado por Evandro Furoni