Ministros chamam outros órgãos a se somarem ao STF em apoio à democracia
Apelo vem após manifestações de 7 de setembro e acontece para que a corte não fique sozinha na defesa da democracia
Membros de diferentes cortes do Judiciário acordaram nesta quarta-feira (8) com mensagens do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, e outros membros da corte pedindo para que o Supremo não fique sozinho na defesa da democracia. As informações são da âncora da CNN Daniela Lima.
O apelo vem após as manifestações pró-governo federal de 7 de setembro. Os ministros pedem que esses órgãos exerçam a missão constitucional deles de vigilância.
Portanto, nas próximas semanas apurações e investidas devem ocorrer justamente para demonstrar esse apoio ao STF e que a fiscalização dos atos do Palácio do Planalto é um dever, independente do governo que o ocupe.
Discurso de Fux
Nesta quarta-feira (8), o presidente do STF Luiz Fux disse na abertura da sessão que qualquer chefe de Poder que descumprir decisões judiciais estará cometendo um crime de responsabilidade.
A fala vem após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) dizer nos atos que não cumprirá mais determinações que partam do ministro Alexandre de Moraes, relator de processos envolvendo o presidente no STF.
(Publicado por Evandro Furoni)