Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ministra vai sugerir a Lula criação de posto humanitário para deportados

    Ideia do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania é proporcionar melhor atendimento aos brasileiros que desembarcaram no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG)

    Gabbriela Verasda CNN , Brasília

    A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, vai propor, nesta terça-feira (28), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a criação de uma posto humanitário para receber os deportados dos Estados Unidos. Lula convocou ministros, representantes das Forças Armadas e da Polícia Federal para discutir a situação dos brasileiros.

    Macaé Evaristo já tinha anunciado a medida após ser questionada sobre a atuação do Ministério, diante das denúncias de maus-tratos apresentadas pelos brasileiros. A ideia é que a proposta seja feita ao presidente na reunião desta terça-feira. O governo brasileiro estuda como fazer o pedido de explicações aos Estados Unidos, sobre o tratamento dado aos deportados. Para isso, aguarda também os depoimentos dos passageiros que foram colhidos pela Polícia Federal.

    Os brasileiros que chegaram em um voo, na última sexta-feira (26), denunciaram o uso indiscriminado de algemas e correntes, o que contraria a cláusula que prevê tratamento digno e humano. A aeronave deveria pousar no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), na noite de sexta-feira (24), mas acabou parando em Manaus para reabastecer, segundo apurou a CNN. Porém, enquanto abastecia, a aeronave passou a apresentar problemas técnicos no ar-condicionado, causando tumulto entre os passageiros.

    Além da ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, também devem participar, da reunião convocada pelo presidente Lula, diversas autoridades:

    • Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
    • Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores
    • Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça e Segurança Pública
    • José Mucio Monteiro, ministro da Defesa
    • Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal
    • Marcelo Damasceno, comandante da Força Aérea Brasileira
    • Celso Amorim, assessor especial da Presidência da República

    Tópicos