Ministério das Mulheres lança série sobre Maria da Penha e espera aumento de denúncias após caso Ana Hickmann
Apresentadora revelou que pediu divórcio com base na lei Maria da Penha com intuito de acelerar o processo
Diante do agravamento da violência de gênero no país, o Ministério das Mulheres decidiu contar, a partir desta terça-feira (28), a história de Maria da Penha, em uma websérie dividida em quatro capítulos.
No fim de semana, o nome da ativista da causa feminina ganhou muito destaque na repercussão do caso da apresentadora Ana Hickmann, que denunciou as agressões que sofria do marido.
Em entrevista à TV Record no domingo (26), Hickmann revelou que pediu o divórcio com base na lei Maria da Penha com intuito de acelerar o processo.
A avaliação de integrantes do governo federal, ouvidos pela CNN, é de que a exposição do caso Hickmann fará aumentar o número de mulheres que poderão ser auxiliadas pela Lei, que tipifica as formas de violência doméstica e endurece a punição aos agressores.
Maria da Penha sofreu duas tentativas de feminicídio por parte do ex-marido. O caso resultou, em 2006, na aprovação da Lei com o nome dela, após o Brasil ser condenado, em 2002, pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos, por negligência e omissão em relação a este e outros casos de violência doméstica.
O ministério das Mulheres destaca que o agressor de Maria da Penha, Marco Antonio Heredia Viveros, foi preso apenas 19 anos após o ocorrido, ficando três anos em regime fechado, mesmo tendo sido condenado duas vezes por tentativa de homicídio qualificado, em 1991 e 1996.
Somente em 2015 o Brasil sancionou a Lei do Feminicídio, que ampliou a identificação e punição dos casos.
O lançamento da série acontece no período chamado de “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que, no Brasil, acontece de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O primeiro episódio estará disponível na página do ministério pelo YouTube. Os demais episódios serão publicados nas terças-feiras seguintes, dias 5, 12 e 19 de dezembro.