Michelle prevê a aliados depoimento sobre joias e diz que está “acompanhada da verdade”
Ex-primeira-dama afirma que vai prestar os devidos esclarecimentos e que tem elementos para provar que não sabia dos objetos
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro diz a aliados que prevê que será chamada para depoimento na apuração do caso das joias recebidas pelo governo Bolsonaro pela Arábia Saudita. As informações são de Daniela Lima, âncora da CNN.
Ela ressalta que irá prestar os devidos esclarecimentos e que acredita que está “acompanhada da verdade”. Também destacou que teria os elementos para provar que não foi avisada da existência das joias, nem quando o marido, Jair Bolsonaro (PL), teria tido conhecimento dos objetos.
O estojo com colar, relógio e brincos foi entregue ao ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque, que representou Bolsonaro em uma viagem à Arábia Saudita, em outubro de 2021.
A alegação é de que os objetos, avaliados em mais de R$ 16 milhões de reais, seriam presentes para Jair e Michelle. Porém, os bens não foram declarados, sendo apreendidos pela Receita Federal na chegada em Guarulhos (SP).
Desde então, foram feitas tentativas pelo governo de reaver as joias, mas sem sucesso.
Consulta para devolver joias
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro acionou um advogado durante o final de semana para avaliar um requerimento formal para que as joias sejam enviadas de volta ao país do Oriente Médio.
Michelle entende que essa é uma forma de deixar claro que ela não tem relação com o episódio, que alega ter tomado conhecimento apenas através da imprensa.
A consulta da ex-primeira-dama também busca entender que tipo de correlação poderia ser feita entre ela e os objetos.
Conhecimento pela imprensa
A CNN obteve acesso a trechos de falas de Michelle Bolsonaro a aliados, em que afirma que soube do caso das joias apenas através da imprensa.
Ela foi avisada na sexta-feira (3), por volta das 20h, por uma pessoa próxima. Ela recebeu prints pelo celular da reportagem do jornal “Estado de S. Paulo”.
Em um primeiro momento, a reação de Michelle foi parecida com a publicação que fez no Instagram, também na sexta-feira, ironizando a imprensa.
Em seguida, a ex-primeira-dama foi avisada que o conjunto de diamantes é real que estava retido. Então, ainda de acordo com as fontes, ela contatou o marido, Jair Bolsonaro (PL), para entender o caso.
Michelle foi informada por Bolsonaro que ele próprio só tomou conhecimento do conjunto de joias em dezembro de 2022 — que chegaram ao Brasil em outubro de 2021 –, por meio da Receita Federal.
Também disse que só depois disso teria tentado reaver os objetos, mas não conseguiu, explicando a situação para a esposa.
Assim, Michelle retornou o contato com os aliados irritada e utilizou o ditado popular de que teria sido, de novo, “a última a saber”.
Veja fotos das joias recebidas pelo governo Bolsonaro:
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”2122463″ title_galeria=”Joias e presentes enviados pela Arábia Saudita ao Brasil”/]
*publicado por Tiago Tortella, da CNN