MDB decide apoiar Simone Tebet para ministério no novo governo
Trata-se de uma mudança na posição de pelo menos parte do partido, que se opunha a considerar Simone como cota da sigla
Em jantar realizado na residência do ex-senador e deputado eleito Eunício Oliveira, o MDB decidiu apoiar a nomeação de Simone Tebet para ocupação de um ministério no novo governo.
“A Simone é do partido e o partido agora quer uma vaga para a bancada da Câmara, para a bancada do Senado e, obviamente, para a Simone, pela grande contribuição que ela deu. Essa é posição que foi definida aqui no jantar que tivemos, e que a Simone esteve aqui”, disse Eunício à CNN.
Segundo ele, participaram do jantar dez senadores e 42 deputados. Trata-se de uma mudança na posição de pelo menos parte do partido, que se opunha a considerar Simone como cota do MDB e defendia que se ela fosse nomeada seria como cota pessoal de Lula.
Isso, porém, fez com que Simone perdesse força nas negociações e abriu espaço para que o PT reivindicasse o Ministério do Desenvolvimento Social, opção preferencial de Simone.
De acordo com Eunício, “todos fomos solidários a ela”. “É um quadro nosso para o futuro e temos que alimentar esse quadro. Ela foi importante na campanha para o presidente Lula.”
Eunício disse ainda que a reivindicação tripla do partido decorre do fato de a legenda não poder mais disputar a presidência da Câmara e do Senado. “Não tivemos essa oportunidade de disputar nem a presidência da Câmara e nem a do Senado. Então definimos dessa forma. É mais do que justo”, afirmou.