Mau tempo impede a ida de parlamentares à comunidade Yanomami
Pelo cronograma, os senadores iriam até a região de Surucucu para verificar o trabalho que está sendo feito pelas autoridades para garantir assistência aos indígenas
A comissão externa do Senado criada para acompanhar a situação dos Yanomami e a saída dos garimpeiros das terras indígenas em Roraima desembarcou na capital Boa Vista nesta quinta-feira (9).
Pelo cronograma, os senadores iriam até a região de Surucucu, que fica dentro da Terra Indígena Yanomami, para verificar o trabalho que está sendo feito pelas autoridades para garantir assistência aos indígenas. No entanto, por causa do mau tempo na região, os parlamentares não conseguiram pousar no local.
Segundo o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), as aeronaves sobrevoaram a área por algumas horas, mas o tempo chuvoso impediu a chegada do grupo. A comissão também levaria alimentos e remédios aos indígenas que ainda não foram resgatados.
A terra Yanomami, maior reserva indígena do Brasil, só pode ser acessada por meio aéreo ou pelos rios. Por isso, as fortes chuvas dificultam a locomoção até o território.
Os parlamentares retornaram a Brasília no fim dia. A expectativa é que o grupo volte à terra Indígena na próxima semana, quando outros ministros do governo federal devem desembarcar na região.
Comissão Externa
Nesta quarta-feira (8), o Senado aprovou a criação da comissão temporária externa. Participam do grupo os três senadores de Roraima: Mecias de Jesus (Republicanos), Chico Rodrigues (PSB) e Hiran Gonçalves (PP), além de deputados convidados.