Marta reforçará votos na periferia para que Boulos faça aceno ao centro
Agora refiliada ao PT, ex-prefeita passará a participar das discussões da campanha e terá missão de resgatar marcas como CEUs e Bilhete Único
Agora novamente filiada ao PT, Marta Suplicy assumirá já nas próximas semanas sua primeira missão na campanha de Guilherme Boulos à Prefeitura de São Paulo.
A principal responsabilidade da ex-prefeita, segundo fontes ouvidas pela CNN, será consolidar os votos do PT na periferia, deixando Boulos livre para agendas que lhe permitam fazer um aceno na direção do centro.
A ideia é aproveitar o forte recall de Marta na periferia paulistana com projetos como o Bilhete Único e os Centros de Educação Unificada (CEUs).
Essas marcas da gestão petista tendem a ser reembaladas e combinadas a projetos historicamente ligados à trajetória política de Boulos, como programas de moradia popular e Cozinha Solidária.
A campanha de Boulos ainda não tem clareza sobre como se dará o reposicionamento de seu discurso para atrair eleitores que não votam historicamente no PSOL nem no PT.
Mas uma coisa é certa: a meta é descolar o deputado da imagem de radical.
A questão da segurança pública, em especial, será contemplada. Isso porque as pesquisas internas encomendadas pela campanha do PSOL confirmaram que o tema tende a ser o mais importante da corrida municipal deste ano.
Uma linha de ação diz respeito à Guarda Civil Metropolitana, que pode vir com um novo plano de patrulhamento que aumente a sensação de segurança da população.
A Cracolândia também é peça-chave da estratégia. Ali, as iniciativas que serão propostas pelo deputado devem incorporar ideias do programa De Braços Abertos, criado por Fernando Haddad. Mas sem limitar as ações ao combate ao consumo de drogas.