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    Marinha lançará ao mar novo submarino que terá Janja como madrinha

    Não é a primeira vez que uma primeira-dama é convidada para batizar uma embarcação de guerra usada pelo Brasil

    A Marinha lança ao mar, na próxima quarta-feira (27), o submarino “Tonelero” -- construído totalmente no Brasil
    A Marinha lança ao mar, na próxima quarta-feira (27), o submarino “Tonelero” -- construído totalmente no Brasil Marinha do Brasil

    Leonardo Ribbeiroda CNN

    Brasília

    A Marinha lança ao mar, na próxima quarta-feira (27), o submarino “Tonelero” – construído totalmente no Brasil. A primeira-dama, Janja da Silva, será a madrinha da nova embarcação, que será usada na chamada “Amazônia Azul”, a faixa de oceano sob responsabilidade do país.

    O evento, no litoral do Rio de Janeiro, contará com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente da França, Emmanuel Macron.

    Esta não é a primeira vez que uma primeira-dama é convidada para batizar uma embarcação da Marinha.

    Em 2018, Marcela Temer, esposa do então presidente Michel Temer, fez o batismo do primeiro submarino da classe “Riachuelo”.

    Em 1937, a primeira-dama Darcy Vargas, esposa de Getúlio Vargas, batizou o navio de escolta “Parnaíba” — ainda em serviço no Mato Grosso. Construído no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, na era de ouro da construção naval militar brasileira, é o mais antigo navio de guerra ainda em atividade no Brasil.

    Sobre o submarino

    O Tonelero é equipado com seis turbos de armas capazes de lançar torpedos, mísseis antinavio e minas. O Sistema de Combate do submarino tem ainda sensores acústicos, eletro-ópticos e óticos, além de equipamentos de guerra eletrônica.

    Ele é um dos quatro submarinos de propulsão diesel-elétrica, concebidos no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha (Prosub).

    O Prosub prevê a transferência de tecnologia francesa para a construção de embarcações nacionais. Por isso, o Tonelero guarda semelhanças com os submarinos construídos pelo país europeu.

    O modelo brasileiro, entretanto, é maior que o francês, tendo 71 metros de comprimento e um deslocamento submerso de 1.870 toneladas.

    Dotado de quatro motores a diesel e um elétrico, ele tem uma autonomia de mais de 70 dias, podendo atingir mais de 250 metros de profundidade. A tripulação do Tonelero será composta por 35 militares.