Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mandetta diz que ex-deputado do DEM avalizou diretor da Saúde exonerado

    Segundo o ex-ministro, indicação de Roberto Dias foi feita por Abelardo Lupion, e não Ricardo Barros

    Caio Junqueirada CNN

     

    O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou à CNN que o ex-deputado federal Abelardo Lupion foi quem avalizou a indicação de Roberto Dias para o cargo de diretor de logística do Ministério da Saúde durante sua gestão.

    Lupion foi deputado federal pelo Paraná e uma das principais referências ruralistas nas últimas legislaturas no Congresso Nacional. Ele também ocupou no governo Bolsonaro o cargo de assessor especial da Casa Civil, quando Onyx Lorenzoni era o ministro.

    “Tínhamos um claro problema de logística, pois a central de distribuição ficava no eeroporto de Galeão e transferimos para o aeroporto de Guarulhos, que tem muito mais estrutura. O Lupion já o conhecia do Paraná e referendou o nome dele. Não foi Ricardo Barros que indicou”, disse.

    Mandetta conta que havia outros nomes para o cargo, mas que Roberto Ferreira Dias foi “ratificado” pelo ex-deputado. “Lupion ratificou o nome dele. Disse que conhecia ele, que ele havia trabalhado bem no Paraná. A minha equipe no ministério não teve a característica da montagem da equipe tradicional, pois Bolsonaro deu liberdade para montar a equipe”.

    Apesar disso, Mandetta alerta que não era a função de Roberto Dias negociar vacinas como revelou a reportagem da Folha de S. Paulo, segundo a qual ele teria cobrado propina para uma aquisição de vacinas de uma pessoa que se apresentou como intermediário de uma empresa que venderia vacinas da Astrazeneca.

    Antes de assumir o cargo na Saúde, porém, Roberto Ferreira Dias ocupou cargos no governo do Paraná durante a gestão de Cida Borghetti, mulher de Ricardo Barros. Foi vice-presidente do Porto de Paranaguá em 2019. Antes, superintendente de Administração e Controle da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) em julho de 2016, quando Beto Richa era governador e ela vice-governadora.

    Em nota, o ex-deputado Abelardo Lupion afirmou que indicou Roberto Dias “por ter formação técnica na área e experiência em gestão pública” e que “nunca soube nada que o desabonasse”.

    Veja a nota na íntegra:

    Quando da formação do governo, precisávamos de pessoas técnicas para compor o Ministério da Saúde, na gestão do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta.

    Indiquei o sr. Roberto Ferreira Dias por ter formação técnica na área e experiência em gestão pública.

    Além disso, nunca soube de nada que o desabonasse. O sr. Roberto, que sempre foi uma pessoa cordial e respeitosa.

    Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde, em depoimento na CPI da Pandemia
    Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde, em depoimento na CPI da Pandemia
    Foto: Jefferson Rudy – 4.mai.2021/Agência Senado

    Tópicos