Lula veta ministros de anunciarem novos programas até “limparem” agenda
Presidente determinou que governo entregue o que já foi prometido e cobrou titulares do Desenvolvimento Social e Educação
Durante a primeira reunião ministerial do ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu ordem para que nenhum novo programa seja anunciado pelo governo até que os ministros “limpem” de suas agendas ações pendentes.
“Chega de inventar novos programas”, disse o presidente, segundo relato de um ministro à CNN.
A reunião aconteceu a portas fechadas e nem todos os 38 ministros apresentaram suas exposições. Lula fez cobranças diretas à ministra da Saúde, Nísia Trindade, sobre o combate à dengue, com 1,6 milhões de casos prováveis.
O presidente também exigiu resultados da pasta liderada por Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social), que ainda não teria apresentado nada muito além das medidas relacionadas ao Bolsa Família.
Ao ministro da Educação, Camilo Santana, Lula pediu reforço na agenda de inaugurações de escolas e institutos federais.
Segundo ministros, Lula quer foco em viagens nos próximos meses, com a promoção de entregas e inaugurações para concretizar o que foi anunciado no primeiro ano de mandato.
O presidente ainda pediu aos ministros que evitem falar apenas de suas respectivas pastas, mas que abordem outros temas importantes para o governo, como os bons índices econômicos, o fortalecimento da democracia e a reinserção do país como protagonista global.