Lula: Tenho certeza que Congresso aprovará isenção do IR até R$ 5 mil
Medida é necessária para que seja feita "justiça social", segundo o presidente


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quinta-feira (6), ter certeza de que a Câmara dos Deputados e o Senado aprovarão o projeto que isenta do Imposto de Renda (IR) quem recebe até R$ 5 mil mensais.
“Quem ganha alto salário, não paga Imposto de Renda. Quem paga Imposto de Renda é quem recebe holerite no final do mês. O que queremos é fazer justiça social. Fazer com que quem ganhe menos, pague menos. É assim no mundo inteiro. Tenho certeza que a Câmara e o Senado aprovarão [o projeto]”, afirmou Lula.
No final de janeiro, o presidente declarou que o projeto a respeito do tema deveria ser enviado ao Congresso Nacional em breve. Segundo ele, a proposta estaria “preparada”, mas ainda seria preciso ajustes antes do envio ao Legislativo.
Ontem (5), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o desenho da compensação para a correção da tabela do IR já está concluído e está nas mãos de Lula.
“Nenhuma renúncia fiscal pode ser feita sem compensação. Nós terminamos o desenho. Só não vou adiantar porque não tenho autorização do Planalto. Agora começa uma tramitação formal, vai acabar vindo nas próximas semanas para cá”, explicou Haddad na ocasião.
*Com informações de Gabbriela Veras, Gabriela Boechat e João Rosa, da CNN, em Brasília