Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula se reúne com presidente e premiê de Portugal na próxima semana

    Representantes portugueses farão visita oficial ao Brasil a partir de segunda-feira (17), por ocasião da 14ª Cimeira Brasil-Portugal

    Gabriela Boechatda CNN* , Brasília

    Na próxima semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberá as visitas de Estado do presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro do país europeu, Luís Montenegro.

    A visita se dá por ocasião da 14ª Cimeira Brasil-Portugal, evento que reunirá autoridades dos dois governos para discutir temas como economia, ciência, tecnologia e relações diplomáticas. De acordo com o Itamaraty, acordos de cooperação em diversas áreas serão assinados durante a cerimônia.

    A viagem ocorre no marco dos 200 anos do Tratado de Paz, Amizade e Aliança, documento que marcou o início das relações diplomáticas entre os dois países. Entre os principais temas da agenda bilateral estão a reforma do Conselho de Segurança da ONU, o desenvolvimento sustentável e a defesa da democracia.

    Questionado se os líderes devem discutir as medidas tarifárias do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que “todos os temas da agenda global são discutidos”.

    A situação da comunidade brasileira em Portugal também será abordada. O governo brasileiro pretende tratar do bem-estar dos imigrantes no país europeu, com atenção aos casos de xenofobia e discriminação racial.

    Também estão previstas discussões sobre o fortalecimento dos laços comerciais, incluindo a abertura dos escritórios da Embraer e da Apex em Portugal, e do escritório de cooperação do Itamaraty, que poderá contar com a parceria da Fiocruz para iniciativas na área da saúde.

    Agenda

    A visita oficial terá início na segunda-feira (17), quando o presidente português desembarca no Recife (PE). Ele receberá o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

    Na terça-feira (18), Rebelo de Sousa chega a Brasília, onde terá uma reunião com o presidente Lula. Deve se reunir também com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). À noite, o primeiro-ministro Luís Montenegro se junta ao chefe do Executivo brasileiro e Rebelo para um jantar de Estado no Itamaraty.

    Na quarta-feira (19), Montenegro representará Portugal na 14ª Cimeira Brasil-Portugal, do qual Lula também participará.

    Já na quinta-feira (20), o primeiro-ministro português viaja para São Paulo, onde terá uma agenda voltada ao setor empresarial. Ele participará de um fórum organizado pela Apex na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), no qual serão discutidas oportunidades de investimento e parcerias entre empresas dos dois países.

    Tópicos