Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula se encontra com Biden nos EUA, PL tem disputa interna e mais de 10 de fevereiro

    Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrará, nesta sexta-feira (10), com o mandatário dos Estados Unidos, Joe Biden, em Washington em meio a uma tensão entre os norte-americanos e a China

    Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Janja, chegam a Washington, nos Estados Unidos, para reunião com o presidente americano, Joe Biden
    Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Janja, chegam a Washington, nos Estados Unidos, para reunião com o presidente americano, Joe Biden Reprodução/Twitter

    CNN

    O encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o presidente americano Joe Biden, em Washington, e a disputa interna no PL por  vagas em comissões estão entre os destaques desta sexta-feira (10).

    Em meio à tensão entre Estados Unidos e China, Lula se encontra com Biden hoje

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrará, nesta sexta-feira (10), com o mandatário dos Estados Unidos, Joe Biden, em Washington em meio a uma tensão entre os norte-americanos e a China.

    Na quinta-feira (9), data da chegada de Lula ao país, foram divulgadas informações oficiais –que até então eram confidenciais– sobre o balão chinês abatido enquanto sobrevoava o estado de Montana.

    Conforme o Departamento de Estado dos EUA, o balão era capaz de monitorar sinais de comunicação e fazia parte de uma frota que passou sobre 40 países em cinco continentes. A China, por sua vez, afirma que se trata apenas de um balão meteorológico.

    PL tem disputa interna por vagas em comissões e cogita regra para indicação

    O Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vive uma disputa interna entre os deputados federais pelas indicações de quem será membro de comissões temáticas da Câmara dos Deputados.

    A CNN apurou que, internamente, a bancada já cogita estipular regras para definir como serão feitas as indicações aos colegiados.

    Indicações a comissões mais importantes e de maior destaque –como a Comissão de Constituição e Justiça, a de Segurança Pública e a de Fiscalização Financeira e Controle– têm sido alvo dessa disputa.

    Cinco filhos e enteada de Bolsonaro tinham crachá de acesso ao Planalto

    Os cinco filhos e uma enteada do ex-presidente Jair Bolsonaro tinham crachá de acesso ao Palácio do Planalto, revela documento obtido pela CNN via Lei de Acesso à Informação.

    Os dados foram colocados sob sigilo de 100 anos na gestão do ex-presidente.

    O atual governo revogou o sigilo e disponibilizou os dados. Os filhos políticos de Bolsonaro, o senador Flávio (PL-RJ), o deputado federal  Eduardo (PL-SP) e o vereador carioca Carlos (Republicanos) tiveram seus crachás emitidos no dia 13 de abril de 2020. Todos os documentos perderam a validade no último dia de governo, em 31 de dezembro de 2022.

    Forças russas atacam Zaporizhzhia 17 vezes em uma hora, diz oficial ucraniano

    As forças russas atacaram a cidade de Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia, 17 vezes em apenas uma hora nesta sexta-feira (10), de acordo com uma autoridade ucraniana.

    Anatoliy Kurtiev, secretário do Conselho Municipal de Zaporizhzhia, disse no Telegram que os ataques tinham como alvo a infraestrutura de energia. Não está claro se as forças russas usaram mísseis ou foguetes.

    Em apenas uma hora, 17 ataques inimigos foram documentados na cidade – o maior número desde o início da invasão em grande escala”, disse.

    STF decide incluir tarifas de distribuição e transmissão de energia em base do ICMS

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso decidiu pela inclusão da TUST (Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão de Energia Elétrica) e da TUSD (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição) sobre a base do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

    A decisão ocorreu após um pedido feito pelos governos regionais de onze estados, e foi publicada nesta quinta-feira (09).

    De acordo com a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, “a estimativa é a de que, a cada 6 meses, os Estados deixam de arrecadar, aproximadamente, 16 bilhões de reais, o que também poderá repercutir na arrecadação dos municípios, uma vez que a Constituição Federal determina que 25% da receita arrecadada com ICMS pelos estados deverá ser repassada aos municípios (Art. 158, inciso IV)”.

    Newsletter

    Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

    * Publicado por Léo Lopes