Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula sanciona Acredita, que concede crédito a empreendedores

    Programa também permite a concessão de empréstimos para inscritos no CadÚnico que desejam empreender ou já empreendem

    Vitória Queirozcolaboração para a CNN , Brasília

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou projeto de lei que institui o Acredita no Primeiro Passo.

    O programa é uma iniciativa do governo federal que oferece linhas de crédito para pequenos empreendedores. O ato foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União desta quinta-feira (10).

    Entre as propostas para os empreendedores previstas no Acredita está a criação do Programa de Crédito e Financiamento de Dívidas de Microempreendedores Individuais e Microempresas (Procred 360), que concede crédito a MEIs e microempresas.

    O programa também institui o Desenrola Pequeno Negócio, que permite a renegociação de dívidas de MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte com instituições financeiras. A medida busca beneficiar empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões e dívidas em atraso há mais de três meses.

    A iniciativa também possibilita a concessão de crédito para inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) que desejam empreender ou já empreendem. A população cadastrada no programa já pode aderir ao Acredita por meio do Banco do Nordeste e do Banco da Amazônia.

    De MP a projeto

    O Acredita foi criado em abril, via medida provisória (MP), mas foi suspenso após ela perder a validade em 21 de agosto.

    O projeto tem o mesmo texto da MP. As operações de crédito do Procred 360 — efetuadas pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil — foram interrompidas com a suspensão.

    O projeto de lei foi aprovado pelo Congresso em 18 de setembro e aguardava sanção presidencial. A proposta era uma das prioridades do governo no segundo semestre.

    PSD é o partido com maior taxa de sucesso na eleição para prefeituras

    Tópicos