Lula relembra Brumadinho e diz que Vale “nada fez” para reparar destruição causada por ruptura
Presidente tem feito pressão para emplacar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega na empresa
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, criticou a Vale em seu perfil no X, novo nome do Twitter, nesta quinta-feira (25). Ele mencionou a ruptura da barragem da mineradora em Brumadinho (MG).
Lula tem feito pressão para emplacar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega na empresa.
“Hoje faz 5 anos do crime que deixou Brumadinho debaixo de lama, tirando vidas e destruindo o meio ambiente. 5 anos e a Vale nada fez para reparar a destruição causada. É necessário o amparo às famílias das vítimas, recuperação ambiental e, principalmente, fiscalização e prevenção em projetos de mineração, para não termos novas tragédias como Brumadinho e Mariana”, diz a postagem no perfil do presidente Lula.
https://twitter.com/LulaOficial/status/1750541248811749381
Segundo a apresentadora da CNN Raquel Landim, os acionistas da Vale estão resistindo à interferência de Lula.
Uma fonte ligada ao comando da empresa disse à reportagem que a chance de Mantega emplacar é “zero”. Outra fonte ligada a um dos maiores acionistas de referência afirmou que “o governo está pressionando por uma posição (presidência) para negociar outra (conselho)”.
A CNN entrou em contato com a Vale sobre as declarações de Lula, e a assessoria da empresa disse que “não tem comentário”.
Publicado por: André Rigue.