Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula pretende reproduzir com Alckmin relação entre Obama e Biden

    Petista sinalizou que, assim como nos Estados Unidos, quer que o ex-governador de São Paulo tenha protagonismo em decisões políticas, sendo, nas palavras de dirigentes petistas, “o último a sair do gabinete”

    Gustavo Uribeda CNN , Brasília

    O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva tem sinalizado que Geraldo Alckmin deve ter papel central na nova gestão, em um esforço de repetir a dinâmica adotada por Barack Obama com Joe Biden nos Estados Unidos.

    A comparação foi feita à CNN por dirigentes petistas, segundo os quais o próprio presidente eleito levaria em consideração essa referência nos planos para seu futuro vice-presidente.

    Na gestão de Obama, de 2009 a 2017, Biden era escalado pelo então presidente para missões políticas estratégicas, como na mediação com nações estrangeiras e na resolução de conflitos entre Executivo e Legislativo.

    Além disso, Biden era o último a sair do gabinete presidencial em momentos de articulação política, tendo ascendência em decisões presidenciais consideradas estratégicas.

    Por isso, integrantes da equipe de transição defendem que Alckmin tenha uma sala à sua disposição no terceiro andar do Palácio do Planalto, no corredor de acesso ao gabinete presidencial, já que o gabinete da Vice-Presidência fica no setor anexo da sede administrativa, o que dificulta um trânsito recorrente.

    A comparação também é feita por integrantes da transição devido à promessa de campanha de Lula de não disputar a reeleição. Caso a promessa seja cumprida, Alckmin surge como uma alternativa para a sucessão presidencial, assim como Biden, que foi eleito em 2020.

    Tópicos