Lula pretende nomear mulheres para Caixa e Banco do Brasil
Bancária Maria Fernanda Coelho deve voltar a comandar a Caixa; para o Banco do Brasil são cogitadas Taciana Medeiros e Ana Cristina de Vasconcelos
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva pretende nomear mulheres para os comandos da Caixa e do Banco do Brasil.
Segundo relatos de dirigentes petistas à CNN, ele considera a bancária Maria Fernanda Coelho para o comando da primeira instituição financeira.
Maria Fernanda já presidiu a Caixa e foi ministra do Desenvolvimento Agrário em 2016, no final do governo de Dilma Rousseff.
Ela chegou a ser cotada para voltar ao comando do Desenvolvimento Agrário no futuro governo federal, mas a pasta deve ser controlada pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG).
Para o Banco do Brasil, a nova gestão avalia dois nomes, segundo dirigentes petistas: a administradora Taciana Medeiros, que atuou na Petros (Fundação Petrobras de Seguridade Social, e a executiva Ana Cristina de Vasconcelos, do BB Previdência.
A senadora Simone Tebet (MDB-MS) foi aconselhada a apresentar ao futuro presidente Luiz Inácio Lula da Silva um cardápio de condições para assumir o Ministério do Planejamento.
Uma das condições seria que o controle dos bancos públicos passasse para a pasta. A eventual exigência enfrenta, no entanto, resistência entre dirigentes petistas, que defendem que as instituições financeiras sejam de responsabilidade do Ministério da Fazenda.