Lula pede manutenção de relação bilateral com Argentina em reunião com embaixador brasileiro
Julio Bitelli foi chamado pelo Itamaraty para consultas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve um encontro rápido com o embaixador do Brasil na Argentina, Julio Bitelli. A reunião foi durante o almoço no Itamaraty pela recepção do presidente Italiano.
O diplomata está em Brasília após ser chamado pelo Itamaraty para consultas. Antes de Lula, Bitelli também teve uma reunião com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Segundo integrantes da diplomacia brasileira, tanto Viera quanto Lula pediram ao embaixador que mantenha canais de diálogo com o governo argentino e reforçaram a importância da manutenção das relações bilaterais.
Lula também ouviu do embaixador um panorama do quadro atual das relações.
Fontes do Itamaraty consideram que o embaixador brasileiro já mantém essa “linha” de manter canais abertos para o governo argentino.
Os diplomatas ainda reforçam que a relação com os argentinos “flui, sem nenhuma dificuldade” nos níveis de embaixada e ministerial. Lula e o presidente da Argentina, Javier Milei, não mantêm relações e sequer conversaram por telefone ou pessoalmente, apesar de o argentino já ter enviado cartas ao petista.
Milei criticou Lula durante a campanha presidencial e o chamou de “ladrão”. O presidente brasileiro chegou a dizer que o argentino devia desculpas por “falar muita besteira”.
Agenda com Lewandowski
Pela tarde, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, também se reuniu com o diplomata.
De acordo com interlocutores, ambos conversaram sobre cooperação judicial bilateral, em fronteiras e em segurança.
Apesar do Brasil acompanhar a situação de foragidos do 8 de janeiro que estão na Argentina, esse assunto é considerado tema do Supremo Tribunal Federal (STF) e não fez parte da pauta oficial entre ministro e embaixador.