Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula participa do desfile do 2 de Julho pelo terceiro ano consecutivo na Bahia

    Presidente, que cumpriu agenda no estado, apareceu na tradicional caminhada ao lado do governador Jerônimo Rodrigues

    Camila Tíssiada CNN Salvador

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta terça-feira (2), em Salvador, da Caminhada do 2 de Julho, data que celebra a Independência do Brasil na Bahia. Este é o terceiro ano seguido que o presidente Lula participa da cerimônia.

    O presidente esteve ao lado do governador do estado, Jerônimo Rodrigues. Desde segunda-feira (1º), Lula cumpre agenda na Bahia para anúncio de investimentos em diversas áreas.

    O desfile cívico começou cedo, com a participação de fanfarras, gestores municipais e estaduais, além de grupos populares. A presença de políticos no cortejo é tradicional e fica ainda mais forte em ano de eleição fica mais forte.

    No evento, o governador baiano destacou que Lula já deu o aval para que livros didáticos brasileiros possam contemplar o 2 de Julho como marco importante para a Independência do Brasil.

    “São momentos e etapas. O 7 de setembro é um reconhecimento oficial. Mas, para se chegar ao dia 7, teve dias de lutas, de resistência. Então, aqui na Bahia, com a ajuda da Assembleia Legislativa, nós queremos garantir que os livros produzidos na Bahia contem essa história”, disse Jerônimo.

    A festa celebra a vitória dos brasileiros na guerra travada contra as tropas portuguesas, por mais de 17 meses, em 1823. Por isso, neste dia milhares de baianos e baianas vão às ruas para reverenciar aqueles que lutaram pela Independência do Brasil na Bahia.

    A batalha foi marcada por nomes como Joana Angélica, Maria Felipa e Maria Quitéria. Já as figuras do caboclo e a cabocla representam o exército que lutou na guerra formado pelos povos ancestrais.

    A festa contou ainda com concurso de fachadas e marquises decoradas em um percurso de quase 3 km entre o Largo da Lapinha e o Centro Histórico de Salvador.

    Tópicos