Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    COP27

    Lula na COP27, Alckmin anuncia novos nomes da transição e mais de 17 de novembro

    Presidente eleito voltou a criticar teto de gastos durante Cúpula do Clima no dia seguinte à entrega da minuta da PEC da Transição

    Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em discurso na COP27, no Egito, nesta quarta-feira (16).
    Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em discurso na COP27, no Egito, nesta quarta-feira (16). Reuters

    CNN Brasil

    O discurso do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na COP27, no qual voltou a criticar o teto de gastos, e a expectativa do anúncio dos últimos nomes da equipe de transição pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) estão entre os destaques desta quinta-feira (17).

    Vai cair a bolsa, vai subir o dólar, paciência, diz Lula na COP27

    O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o teto de gastos nesta quinta-feira (17). Ele está na COP27, em Sharm el-Sheik, no Egito.

    No dia seguinte à entrega da minuta do PEC pela equipe de Transição ao Congresso, Lula afirmou que “não adiantar ficar pensando só em responsabilidade fiscal” e afirmou que quando se fala em teto de gastos se tira dinheiro “da saúde, da educação e da cultura”.

    “Quando você coloca uma coisa chamada Teto de Gastos, tudo o que acontece é você tirar dinheiro da saúde, da educação, da cultura.”

    E continuou: “Você tenta desmontar tudo aquilo que faz parte do social e você não tira um centavo do sistema financeiro (…). se eu falar isso, vai cair a bolsa, o dólar vai aumentar, paciência… o dólar não aumenta e a bolsa não cai por conta das pessoas sérias, mas por conta do especuladores que vivem especulando todo santo dia”, disse o presidente eleito.

    Transição: Alckmin anuncia novos nomes da equipe e conselho político se reúne nesta quinta (17)

    Os últimos nomes para a equipe de transição de governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), devem ser anunciados nesta quinta-feira (17).

    Segundo apurou a CNN, dois temas deveriam ser criados, mas devem se tornar subgrupos: Centro de Governo e Inteligência Estratégica. Com a eventual criação da equipe da Defesa, o gabinete de transição fechará com 31 grupos técnicos anunciados.

    O vice-presidente eleito e coordenador da transição, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que a equipe não deve passar de 50 pessoas oficializadas. “Nomeamos, até agora, 14 das 50 [pessoas]. Temos muitos voluntários”, disse Alckmin na quarta-feira (16). No mesmo dia, o vice-presidente eleito anunciou 16 grupos técnicos e 61 pessoas.

    Republicanos terão maioria na Câmara dos EUA, diz projeção; democratas mantêm Senado

    O Partido Republicano chegou ao número de 218 deputados federais na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, de acordo com projeção da CNN, e confirmou, assim, que terá a maioria na Casa. Os democratas, entretanto, mantêm o controle do Senado.

    A vitória que deu aos republicanos o 218º deputado veio com Mike Garcia, eleito em um distrito da Califórnia.

    Os democratas têm 208 cadeiras, restando ainda nove disputas que estão sendo apuradas desde o último dia 8, data das eleições de meio de mandato.

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, parabenizou os adversários pela conquista da maioria e disse que está “pronto para trabalhar com os republicanos da Câmara para fornecer resultados para as famílias trabalhadoras” do país.

    Primeira reunião de transição do governo de SP deve ocorrer nesta quinta (17)

    Está prevista para esta quinta-feira (17) a primeira reunião oficial de transição no governo de São Paulo. Conforme apurou a CNN, esse será o primeiro encontro entre as equipes do atual governador Rodrigo Garcia (PSDB) e o governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos).

    Tarcísio começou na quarta-feira (16) a realizar reuniões internas para tratar sobre a transição do governo.

    Guilherme Afif Domingos, que atuava como assessor especial do ministro Paulo Guedes, deixou o cargo para assumir a coordenação do plano de governo e da campanha de Tarcísio. Agora, ele irá coordenar a transição pelo lado do novo governador.

    Rodrigo Garcia estava em Nova York e retornou para a capital paulista nesta quinta-feira (17). A equipe do atual governador será coordenada por Marcos Penido, responsável pela Secretaria de Governo. O secretário atuava na pasta de Meio Ambiente da gestão estadual paulista até a posse de Rodrigo Garcia. Penido, agora, foi nomeado para a Secretaria de Governo.

    Covid-19: cidades de São Paulo e Rio iniciam vacinação de crianças de 6 meses a 3 anos nesta quinta (17)

    A vacinação contra a Covid-19 entra em uma nova etapa. A vacinação de crianças entre seis meses e três anos de idade começa em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro nesta quinta-feira (17). Veja a lista abaixo.

    Ministério da Saúde orienta que, neste momento, os imunizantes devem ser oferecidos às crianças com comorbidades nesta faixa etária.

    O esquema vacinal será de três doses, com a segunda aplicada após um intervalo de quatro semanas (28 dias) da primeira; e a terceira, depois de oito semanas (56 dias).

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a ampliação do uso do imunizante da Pfizer, em formulação pediátrica, para bebês e crianças até três anos em setembro.

    Newsletter

    Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

    * Publicado por Léo Lopes