Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula lamenta morte de Newton Cardoso: “Importante opositor da ditadura”

    Ex-governador de Minas Gerais morreu nesta madrugada, aos 86 anos

    Leticia MartinsRenata Souzada CNN , São Paulo

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, neste domingo (2), a morte do ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardso, e afirmou que ele foi um “importante opositor da ditadura”.

    Newnton morreu nesta madrugada, aos 86 anos. O velório será realizado na segunda-feira (3), das 10h às 17h, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.

    “Recebi com pesar a notícia da morte de Newton Cardoso, aos 86 anos. O advogado e empresário ajudou a fundar o MDB de Minas Gerais e foi um importante opositor da ditadura, tendo sido eleito deputado federal, prefeito mais de uma vez de Contagem e governador do Estado. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, disse Lula.

    Nesta manhã, o governo de Minas Gerais declarou luto oficial por três dias em razão da morte.

    “O Governo de Minas Gerais lamenta profundamente o falecimento do ex-governador Newton Cardoso, aos 86 anos, neste domingo (02/02). Em sua memória, será decretado luto oficial de três dias. Expressamos nossa solidariedade à família e aos amigos neste momento difícil”, diz a nota.

    O atual governador do estado de Minas, Romeu Zema (Novo), também lamentou a morte de Newton e afirmou que o político “deixou sua marca na política”.

    “Sua trajetória, iniciada ainda na juventude, sempre foi marcada pelo diálogo, carisma e resiliência. Nossa solidariedade à família e aos amigos neste momento difícil”, acrescentou Zema.

    O filho do ex-governador e deputado federal, Newton Cardoso Jr., divulgou uma nota de pesar nas redes sociais.

    “O nosso ‘trator’ dedicou a vida à política e ao povo mineiro”, escreveu. “Sempre comprometido com os mais humildes, lutou até o fim, com muita garra, um sorriso no rosto e um coração cheio de amor e bondade”, disse o parlamentar.

    Tópicos