Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula indica Verônica Sterman para ministra do Superior Tribunal Militar

    Tribunal é composto, atualmente, por apenas uma única mulher; indicação precisará ser aprovada no Senado

    Manoela CarlucciRonald Johnstonda CNN , São Paulo

    O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), indicou, neste sábado (08), data que celebra o Dia Internacional das Mulheres, Verônica Abdalla Sterman para o cargo de Ministra do Supremo Tribunal Militar (STM).

    O cargo é destinado a advogados. A corte é responsável por processar e julgar crimes militares previstos no Código Penal Militar (CPM), especialmente os casos envolvendo as Forças Armadas.

    O nome de Verônica passará agora pelo Senado. Ela precisará ser sabatinada pelos senadores que, então, vão decidir por nomeá-la ou não.

    O Supremo conta, atualmente, com uma única mulher na composição. Maria Elizabeth Rocha, que assumirá o cargo de presidente da Corte em 12 de março deste ano.

    Em entrevista à CNN, no início do mês, Maria Elizabeth fez um apelo ao presidente Lula para que ele considerasse a diversidade de gênero na hora de indicar um nome.

    Caso o nome de Verônica seja aprovado, ela assumirá o cargo a partir de 10 de abril, ocupando a vaga do ministro José Coêlho Ferreira, que vai se aposentar.

    A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, comentou a indicação em rede social.

    “Acompanhei hoje, dia 8 de março, a indicação, do presidente Lula, da advogada Verônica Sterman para o Superior Tribunal Militar. A segunda mulher a integrar o Tribunal. Importante destacar que a primeira, Maria Elizabeth Rocha, também foi indicada pelo presidente Lula, no dia 8 de março de 2007. Parabéns, Verônica!”, escreveu.

    Tópicos