Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    COP27

    Lula fala em “obrigação moral, ética e política” de fazer reparação aos povos indígenas

    Presidente eleito participou de encontro com lideranças indígenas mundiais na COP27, nesta quinta

    Presidente eleito Lula (PT) durante encontro com lideranças indígenas na COP27
    Presidente eleito Lula (PT) durante encontro com lideranças indígenas na COP27 Divulgação/ONU

    Mathias Broteroda CNN

    Em Sharm el-Sheikh, no Egito

    O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou, nesta quinta-feira (17), com lideranças indígenas dos quatro cantos do mundo na COP27, que acontece em Sharm el-Sheikh, no Egito.

    Em discurso, após escutar relatos dos representantes das aldeias, Lula disse que, às vezes, tem a sensação de que os indígenas “estão devendo um favor à supremacia branca por existirem, quando, na verdade, os brancos é que se intrometeram onde os indígenas já moravam”.

    “Então, temos a obrigação moral, ética e política pelo que causaram [brancos] aos povos indígenas, sobretudo no meu país”, afirmou o presidente eleito.

    Lula também disse que nunca havia participado de uma reunião que transferisse tanta responsabilidade a ele.

    O petista reforçou uma promessa de campanha, dizendo que vai criar o Ministério dos Povos Originários. Ele não anunciou, porém, quem vai chefiar a pasta.

    “O que eu quero é que os indígenas participem da governança do meu país”, resumiu o presidente eleito.

    Uma das representantes do Brasil no encontro foi a deputada federal Sonia Guajajara (PSOL-SP). Ela cobrou de Lula mais informações a respeito de como será a pasta.

    “Nós queremos sim o Ministério dos Povos Indígenas. Queremos sim, discutir, conversar, queremos entender qual vai ser o status desse ministério, qual é o poder, autonomia orçamentária que vai ter, para depois a gente pensar qual perfil pode assumir esse ministério. Estamos dispostos a construir juntos a partir das nossas organizações indígenas”, afirmou.

    Sonia Guajajara afirmou ainda que os indígenas querem ter representações em outras pastas. A parlamentar estava sentada perto de da deputada federal Joênia Wapichana (REDE-RR). Ambas são cotadas para assumir o comando da pasta e compõem, junto da deputada federal Célia Xacriaba (PSOL –MG) a equipe de transição que vai compor o Ministério dos Povos Originários.

    Líderes indígenas mundiais

    O encontro contou com a presença de representantes dos povos indígenas de todos os continentes.

    Em um discurso caloroso, o representante dos povos indígenas da América Latina e Caribe e presidente da Coordenadoria das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica, Jose Gregorio Dias Mirabal, afirmou que aguardou Lula durante muitos anos.

    “O mundo quer ouvir sua comunicação direta com os povos indígenas. Sua luta direta com nossos povos indígenas. Sua proposta de muda esse mundo definitivamente ao lado dos povos indígenas”.