Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    William Waack

    Lula e PT devem apoiar Hugo Motta para conter o projeto da Anistia, diz cientista político ao WW

    Carlos Pereira avalia que PT e governo federal tendem a apoiar candidatura do parlamentar à presidência da Câmara para conter avanço de projeto polêmico

    Da CNN

    O cientista político Carlos Pereira, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), acredita que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Partido dos Trabalhadores (PT) devem declarar apoio à candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara dos Deputados. O objetivo seria conter o avanço do chamado PL da Anistia.

    Em entrevista ao WW desta terça-feira (29), Pereira analisou o cenário político atual e as estratégias dos partidos em relação à sucessão na Câmara. Segundo ele, a articulação em torno da candidatura de Hugo Motta pode se tornar majoritária com o apoio do PT.

    Cálculo político do governo

    O especialista argumenta que o PT enfrentará dificuldades para não apoiar integralmente a candidatura de Motta, uma vez que isso representaria uma garantia contra a tramitação do projeto de anistia.

    “É muito caro, vamos dizer assim, para o PT e para o presidente Lula, que não corra risco de que essa anistia tenha progressão dentro da Câmara”, afirmou.

    O cientista político ressalta que o apoio à candidatura de Motta pode ser uma “moeda de troca importante” que o PT provavelmente aceitará para garantir o bloqueio da iniciativa de anistia, especialmente relacionada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

    Poder do Executivo

    Pereira discorda da interpretação de que o Executivo estaria “refém” do próximo presidente da Câmara. Ele argumenta que o governo federal possui diversas prerrogativas e mecanismos para influenciar os procedimentos legislativos, como pedidos de urgência.

    “O Executivo tem muitas prerrogativas, é muito poderoso, mesmo diante do maior controle do Legislativo sobre orçamento”, explicou o professor da FGV, ressaltando a capacidade do governo de articular seus interesses no Congresso Nacional.

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

    Tópicos