Lula e Pacheco confirmam presença em abertura do ano judiciário após depredação do STF
A sessão deve ser aberta por volta das 10h da quarta-feira (1º), e contará com discursos da presidente da Corte, Rosa Weber, de Lula e Pacheco, entre outros
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), confirmaram presença na abertura do ano judiciário, que será realizada nesta quarta-feira (1º) no Supremo Tribunal Federal (STF).
A sessão marca a reconstrução total do plenário da Corte após os atos criminosos de 8 de janeiro.
A CNN apurou que a sessão será aberta por volta das 10h e haverá a execução do hino. Logo depois, a presidente, ministra Rosa Weber, discursa e passará a palavra a Lula. Após os dois, discursam Pacheco, a Procuradoria-Geral da República, a Ordem dos Advogados do Brasil, que lerá um manifesto, e em seguida falam representantes da sociedade civil.
O objetivo do STF era reconstruir o plenário para a reabertura dos trabalhos. Em relação a outros espaços do STF, o tempo de reconstrução pode ser mais elevado em razão da destruição de cabos de energia e internet.
Há uma proposta de fundo de investimento que poderá receber recursos de órgãos públicos e iniciativa privada. O tema ainda está sendo analisado.
A previsão é de que o laudo descritivo da Polícia Federal (PF) seja liberado em meados de fevereiro.