Lula e Olaf Scholz se encontram na cúpula do G7 e tratam de agenda ambiental
Mandatários conversaram também sobre a guerra da Ucrânia; Lula e Scholz já haviam se encontrado em janeiro, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o chanceler alemão, Olaf Scholz, na cúpula do G7 neste sábado (20). Entre os temas tratados no encontro estavam a agenda ambiental e a invasão da Rússia à Ucrânia.
Essa não é a primeira vez que Lula e Scholz se encontram neste ano. O chanceler viajou a Brasília em janeiro deste ano.
“As visitas recentes de autoridades alemãs ao Brasil foram oportunidades de aprofundamento e desenvolvimento em questões como preservação ambiental, cooperação econômica, energia limpa“, diz nota do Itamaraty.
Ainda de acordo com a pasta, estão previstas visitas ao Brasil da delegação do Grupo Parlamentar de Amizade do Parlamento alemão (Bundestag) e da Ministral Federal de Relações Exteriores, Annalena Baerbock.
O Itamaraty destaca as “diversas parcerias” que existem entre as nações. “Um exemplo recente é o mecanismo de Consultas Intergovernamentais de Alto Nível, por meio do qual soluções e oportunidades são trabalhadas pelos governos brasileiro e alemão”, indica.
O encontro com Scholz fecha a agenda de encontro bilaterais de Lula para este sábado.
Às 2h30 do domingo (21), o presidente se reunirá com António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Na sequência, às 3h15, encontra o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh.