Lula e Lira conversaram e desceram rampa do Planalto juntos na posse de novo ministro
Presidente da Câmara tenta acomodar mais aliados na Explanada dos Ministérios
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foram vistos conversando e descendo a rampa do Palácio do Planalto juntos durante a posse do novo ministro do Turismo, Celso Sabino, nesta quinta-feira (3).
Sabino é aliado de Arthur Lira e assume o posto que anteriormente era ocupado por Daniela Carneiro. A ex-ministra deixou o cargo após pressão do União Brasil, partido do novo chefe da pasta e do qual ela anunciou que se desfiliaria.
A conversa acontece em meio às negociações de uma reforma ministerial — que tem como objetivo acomodar partidos do Centrão, como o PP e o Republicanos, na Explanada dos Ministérios em troca de apoio no Congresso.
A avaliação de representantes de PP e Republicanos é que o grupo não pode aceitar um acordo com ministérios menores ou um pacote com cargos do segundo escalão, como aventado pelo time do presidente Lula.
Vídeo — PP só aceita Ministério do Desenvolvimento Social
Lula afirmou, na quinta-feira (3), que só deve definir a reforma ministerial na próxima semana, após a Cúpula da Amazônia. “Eu não estou com pressa”, declarou Lula em entrevista a rádios da Amazônia.
“Por isso a troca de ministros não pode ser vista como uma coisa absurda, como uma coisa menor. É uma coisa muito importante, nós temos partidos importantes que querem participar do governo, que querem fazer parte da base do governo. Então nós vamos conversar com esses partidos”, acrescentou.
Publicado por Flávio Ismerim, com informações de Gustavo Uribe, Léo Lopes e Ana Patrícia Alves