Lula e Janja inauguram heliponto do Palácio do Planalto
Licitação para obra teve valor de R$ 769 mil; antes, presidente fazia trajeto de carro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizou pela primeira vez o heliponto construído nos gramados da parte de trás do Palácio do Planalto.
Ele embarcou com a primeira-dama Janja rumo à base aérea de Brasília para pegar o avião presidencial em uma viagem ao Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (16).
Janja e Lula desceram de um carro e foram protegidos com guarda-chuva até a aeronave em meio à garoa que caía na capital federal durante a decolagem.
Como era antes?
Antes da inauguração, o presidente da República utilizava o heliponto do Palácio da Alvorada ou fazia o trajeto até a base aérea de Brasília de carro.
A licitação para a construção foi publicada em abril deste ano no Diário Oficial da União, no valor de R$ 769 mil. As obras foram conduzidas pela Secretaria de Administração da Casa Civil da Presidência da República.
Testes
O heliponto voltou a funcionar no Palácio do Planalto após 14 anos desativado. Durante esse período, o terreno sofreu uma série de modificações e reformas. Foram necessárias diversas análises para adequar a estrutura aos modelos de helicópteros presidenciais.
Em setembro, militares do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República fizeram uma série de voos de reconhecimento no local, com o helicóptero VH-35, do Grupo de Transporte Especial da Força Aérea Brasileira.
Os testes serviram para definir os novos parâmetros de aproximação, pouso e decolagem e padronizar o circuito de tráfego para o heliponto, bem como os procedimentos de segurança de voo previstos para a operação aérea com o Presidente da República.
A estrutura foi incorporada no conjunto de helipontos gerenciados pela Secretaria de Coordenação e Assuntos Aeroespaciais, que incluem o Palácio da Alvorada, a Granja do Torto e o anexo do Palácio do Planalto.
Assédio na administração pública: veja como ter proteção ao denunciar