Lula: É caro construir escola, mas é muito mais caro construir uma cadeia
Presidente ressaltou que o país "tem dinheiro" para destinar à educação, mas que precisa da ajuda dos prefeitos


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou, nesta segunda-feira (10), que vai investir na construção de escolas, porque se o seu valor é alto, fica muito mais caro fazer cadeias.
“Vamos investir na construção da escola, porque se a gente acha caro construir uma escola, muito mais caro será construir uma cadeia. Se a gente acha que custa caro uma criança na escola, muito mais caro será manter um preso na cadeia, então nós temos chance de evitar’, disse o presidente.
A declaração de Lula foi dada durante cerimônia de entrega do Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, em Brasília.
Durante o evento, o presidente ressaltou que o país “tem dinheiro” para destinar à educação, mas que precisa da ajuda dos prefeitos.
“Dinheiro tem, é só a gente dizer que vai colocar dinheiro. E vocês viram o que nós estamos fazendo na educação, vocês viram quanto dinheiro do Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica] tem. E a gente quer contribuição dos prefeitos, nós não vamos fazer sozinhos. A gente quer que cada prefeito assuma a responsabilidade de fazer melhor do que pode fazer”, afirmou o petista.
Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização
A premiação parabeniza as iniciativas bem-sucedidas de gestão das secretarias de educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças.
Ao todo, 4.187 municípios receberam o selo: 2.592 na categoria ouro, 1.062 na categoria prata e 533 na categoria bronze.
A estimativa do governo é fazer com que, até 2030, 80% das crianças sejam alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental.