Lula e Bolsonaro devem buscar votos de eleitores de Ciro, diz cientista política
Em entrevista à CNN nesta quarta-feira (14), Deysi Cioccari avaliou os resultados da última pesquisa Genial/Quaest para as eleições presidenciais de 2022
A cientista política Deysi Cioccari afirmou nesta quarta-feira (14) ser “bem possível” que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), os principais candidatos à Presidência neste ano, busquem atrair os eleitores de Ciro Gomes (PDT) a 17 dias do primeiro turno, por ele ter uma margem maior de votos.
Ela avaliou os resultados da última pesquisa Genial/Quaest para as eleições presidenciais de 2022, em entrevista à CNN.
O levantamento divulgado nesta quarta-feira traz Lula à frente, com 42% das intenções de voto no primeiro turno, seguido por Bolsonaro, com 34%. Depois aparecem Ciro, com 7%, e Simone Tebet (MDB), com 4%. Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) registraram 1%.
Segundo Deysi, o apelo ao voto útil deve se intensificar nos próximos dias. “A reta final [da campanha eleitoral] é decisiva para os candidatos e eles têm consciência disso. Esse assédio [pelo voto útil] é praticamente inevitável”, disse.
Na avaliação da cientista política, Lula e Bolsonaro impossibilitaram o surgimento de um terceiro nome na disputa política. “Não tem como quebrar Lula e Bolsonaro, a menos que seja um processo construído a longo prazo.”
Para ela, a candidatura de Tebet não teve tempo nem conjunção de forças capazes de fazê-la deslanchar. “E Ciro Gomes teve erros crassos que o impossibilitaram de passar dos dois dígitos”, completou.
Veja a íntegra da entrevista no vídeo acima.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”1857015″ title_galeria=”Confira as fotos dos candidatos à Presidência que serão exibidas nas urnas”/]