Lula e Biden planejam um segundo encontro em setembro, dizem fontes
Itamaraty planeja agenda durante a Assembleia-Geral da ONU, em Nova York; além dessa possível reunião, presidentes poderão se encontrar durante reunião do G20 na Índia

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e dos Estados Unidos, Joe Biden, conversaram por cerca de meia hora nesta quarta-feira (16) pelo telefone.
“Falamos sobre o combate às mudanças climáticas, a Cúpula da Amazônia e preservação ambiental. Também falamos sobre uma iniciativa conjunta do Brasil e dos Estados Unidos por trabalho decente que iremos lançar em breve”, disse Lula pelo Twitter.
Vídeo: Lula encontra Biden em meio à tensão entre EUA e China
Segundo fontes da diplomacia brasileira, eles falaram também sobre a possibilidade de uma agenda bilateral na Índia em setembro, durante encontro do G20.
Se ela ocorrer, seria um segundo encontro no mesmo mês, uma vez que o Itamaraty planeja uma agenda durante a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, também em setembro.
Neste encontro, o plano é lançar uma campanha conjunta pelo trabalho decente.
Os dois países também trabalham uma visita de Biden ao Brasil em 2024, quando serão celebrados 200 anos de relações diplomáticas dos dois países.
Lula, quando foi em fevereiro aos Estados Unidos encontrar Biden, já havia convidado o norte-americano para vir ao Brasil.
Conversei, neste começo de tarde, com o presidente dos Estados Unidos, @POTUS. Falamos sobre o combate às mudanças climáticas, a Cúpula da Amazônia e preservação ambiental. Também falamos sobre uma iniciativa conjunta do Brasil e dos Estados Unidos por trabalho decente que iremos…
— Lula (@LulaOficial) August 16, 2023