Lula e Alcolumbre participarão juntos de eventos no Amapá na quinta (12)
Presidentes da República e do Senado deverão participar de entrega de casas, campus educacional e de transferência de terrenos da União


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), participarão juntos de eventos no Amapá, Estado do parlamentar, nesta próxima quinta-feira (13). Esta será a primeira vez que dividirão um palanque desde que Alcolumbre voltou ao comando do Senado, no início do mês.
A previsão é que participem de eventos de entrega de habitações do programa governamental Minha Casa, Minha Vida; de inauguração de um campus do Instituto Federal do Amapá; e de transferência de terras da União ao Estado do Amapá, um dos focos da visita.
É possível, inclusive, que Alcolumbre viaje junto com Lula no avião presidencial, saindo de Brasília, na quinta.
O presidente da República tem buscado reforçar um bom relacionamento tanto com Davi Alcolumbre quanto com o novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Ambos foram eleitos ao comando das respectivas Casas com o apoio do Planalto.
O Planalto também quer melhorar a governabilidade ao longo deste ano e do próximo. Há pautas econômicas importantes a serem analisadas pelo Congresso e os políticos também já estão de olho nas eleições gerais de 2026, em que dois terços das cadeiras do Senado serão disputados.
Nesta terça-feira (11), inclusive, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai se reunir com Alcolumbre e líderes do Senado para apresentar as prioridades econômicas do governo para 2025. A expectativa é que integrantes da oposição também participem do encontro.
O líder do governo no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues (PT), também do Amapá, foi um grande aliado de Alcolumbre durante grande parte da carreira política. Tiveram desavenças, mas, agora, voltaram a falar bem e a atuarem juntos.