Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula diz que “povo nem sabe o que é PIB”, mas é quem faz indicador crescer

    Em Macapá, presidente declarou nesta quinta-feira (13) que é preciso dividir com os trabalhadores as riquezas produzidas

    Lucas Schroederda CNN , São Paulo

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quinta-feira (13), que “o povo nem sabe o que é PIB”, mas é quem faz o indicador econômico crescer. A declaração foi feita em cerimônia de anúncios do governo federal no Amapá.

    A agenda em Macapá contou com as participações do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), do líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), do governador do Amapá, Clécio Luís (Solidariedade), além de ministros de Estado e autoridades locais.

    “Ah, o PIB cresceu 2%. O povo nem sabe o que é PIB. PIB é aquilo que é o crescimento de toda riqueza produzida pelo país. Olha, se o PIB cresceu, quem é fez crescer? Não foi o patrão. Foi o povo que trabalha”, disse Lula.

    “Se o povo que trabalha fez o PIB crescer, o mais correto é dividir o crescimento do PIB com vocês. É dividir com quem trabalhou, gerou riqueza, porque sempre, historicamente, foi o contrário. Pobre só tinha valor em época de eleição”, finalizou Lula.

    O chefe do Executivo participou da inauguração do Conjunto Residencial Nelson dos Anjos e assinará a ordem de serviço para início das obras do Instituto Federal de Tartarugalzinho.

    Agendas no Pará

    De lá, o presidente seguirá para dois dias de agendas no Pará. Ainda na quinta, Lula participa da entrega de 1.008 habitações do Minha Casa, Minha Vida no Residencial Viver Outeiro. O empreendimento, localizado na ilha de Caratateua (conhecida como Outeiro) — na região insular de Belém — integra a Faixa 1 do programa habitacional e beneficiará diretamente mais de 5 mil pessoas.

    À noite, às 19h, o presidente participará, no auditório da sede do Banco da Amazônia (Basa), da cerimônia de anúncio da ampliação do Microcrédito Produtivo Orientado.

    Na sexta-feira (14), Lula visitará as obras do Parque da Cidade, espaço que sediará, em novembro deste ano, a programação da COP30.

    Após a visita, o presidente seguirá para Parauapebas (PA) para participar do anúncio de investimento de R$ 70 bilhões da Vale na expansão da mineração de ferro e cobre na região. O investimento está previsto para ocorrer entre 2025 e 2030.

    Tópicos