Lula diz que não tem candidato à presidência da Câmara
Presidente ainda afirmou que os chefes das casas legislativa não precisam do chefe do Executivo; “é o presidente da República que precisa deles”, declarou
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (5), que não tem um candidato à presidência da Câmara dos Deputados.
“O presidente Lula não tem candidato à presidência da Câmara. A presidência da Câmara é da responsabilidade dos partidos políticos e dos deputados. A presidência do Senado é da responsabilidade dos senadores e dos partidos que compõem o Senado”, disse o Lula durante entrevista à Rádio Vitoriosa, em Uberlândia, Minas Gerais.
O presidente visitou a região para participar de cerimônia de entrega das obras de ampliação do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Segundo Lula, os presidentes das Casas Legislativas “não precisam” do presidente da República.
“Ao presidente Lula cabe a responsabilidade de tratar bem qualquer que seja o presidente, porque os presidentes da Câmara e do Senado não precisam do presidente da República. É o presidente da República que precisa deles”, concluiu.
A eleição para a presidência da Câmara está prevista para acontecer em fevereiro de 2025, quando Arthur Lira, atual presidente da Casa, deixará o cargo.
Os principais candidatos para a sucessão de Lira, até o momento, são os deputados federais Hugo Motta (Republicanos-PB), Antonio Brito (PSD-BA), Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Isnaldo Bulhões (MDB-AL).
Disputa
A corrida à presidência da Câmara sofreu reviravoltas nesta semana, quando o deputado Marcos Pereira (SP), presidente do Republicanos, desistiu da candidatura ao cargo. Ele declarou que apoiará Hugo Motta, seu correligionário.
Motta está ao lado de Elmar Nascimento entre os nomes mais cotados para a disputa. Desde o primeiro semestre, Elmar Nascimento, líder do maior bloco político da Câmara, era considerado o favorito de Lira.
No entanto, após a desistência de Pereira, o apoio do presidente da Câmara a Elmar é considerado incerto. Nos bastidores, especula-se que Elmar não conseguiria apoio suficiente para vencer a disputa.
Depois de ser confirmado como candidato, Hugo Motta se reuniu com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na tarde de quarta-feira (4) em busca de apoio. No mesmo dia, Motta também esteve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Além de Elmar e Motta, o deputado Antonio Brito (PSD-BA) também é um dos possíveis candidatos à presidência da Casa.
Colaborou Rebeca Borges
Quase 1,5 milhão de eleitores com deficiência poderão votar em outubro