Lula diz que MP foi aprovada com “muito mais votos” que o esperado: “Será assim em outras votações”
Durante coletiva de imprensa, o presidente falou que o Congresso não é submisso ao governo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre a aprovação da MP dos ministérios na Câmara dos Deputados na noite de quarta-feira (31) durante a coletiva de imprensa ao lado do presidente finlandês Sauli Niinistö nesta quinta-feira (1º), em Brasília.
“Conseguimos aprovar a organização do governo com muito mais votos que esperava e será assim em outras votações”, declarou.
A medida também foi aprovada no Senado na tarde desta quinta e manteve a estrutura do governo Lula.
O chefe do Executivo também falou sobre críticas que o governo teria sofrido sobre a eventual aprovação da MP.
“Inúmeros meios de comunicação passaram a ideia de que o governo estava destruído, iria ser massacrado, que o Congresso não iria aprovar. Quando chegou 18h, todos que falaram do massacre, da destruição, começaram a falar da vitória do governo”.
“Política não é ciência exata, ela muda de acordo com a discussão, de acordo com o comportamento dos partidos, e foi isso que aconteceu ontem.”
Ele ainda disse que o Congresso não é submisso ao governo, e que os parlamentares têm liberdade para votar.
“Nesse governo, respeitamos o Congresso Nacional, e achamos que o Congresso não pode ser submisso ao governo, não tem obrigação de aprovar o que eu quero. Eles têm obrigação de aprovar aquilo que entendem que tem que ser aprovado”, disse.
(Publicado por Marina Toledo)