Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula deve confirmar retorno do GSI ao comando da segurança presidencial nesta quarta (28)

    Reunião no Planalto vai definir detalhes da operação que deixará de ser chefiada pela Polícia Federal

    Pedro Teixeirada CNN , Em Brasília

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve confirmar, nesta quarta-feira (28), o retorno do comando da segurança presidencial ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

    Segundo integrantes do governo federal, os detalhes serão definidos em reunião marcada para às 16h30. Participarão do encontro com Lula os ministros Rui Costa, da Casa Civil, Flávio Dino, da Justiça, e o General Amaro, do GSI.

    O decreto que estabeleceu a segurança de Lula sob o comando da Polícia Federal (PF), chefiada pelo delegado Alexsander Castro, termina na próxima sexta-feira (30). A partir dessa data, a Secretaria Extraordinária de Segurança Presidencial (Sesp), formada por policiais federais, será extinta.

    Com a proximidade do fim, a PF passou a fazer campanha pela manutenção da pasta, com o argumento de que o modelo é adotado em outros países democráticos. Nos últimos meses a equipe da secretaria ganhou mais de 200 policiais responsáveis, que participaram de um curso de formação de “segurança presidencial”.

    Já o Gabinete de Segurança Institucional deseja assumir o controle total da função.

    O governo estuda um novo formato da segurança presidencial que pode contar com um modelo híbrido, unindo os policiais contratados pela secretaria extraordinária, civis e militares, todos comandados pelo GSI.

    Tópicos