Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula destaca ausência de Castro em evento no RJ: “Foi convidado e não veio”

    Em primeira viagem após cirurgia, presidente participou da entrega da nova emergência do Hospital Federal de Bonsucesso, na zona norte do Rio de Janeiro

    Lucas Schroederda CNN , São Paulo

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou, nesta quinta-feira (6), a ausência do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), em evento na zona norte da capital fluminense. Ao lado prefeito Eduardo Paes (PSD), Lula participou da entrega da nova emergência do Hospital Federal de Bonsucesso.

    O governador foi convidado e não veio. Eu não quero saber de que partido é o governador, que time ele torce, que religião ele é. Eu quero saber que, bem ou mal, eles são eleitos pelo povo e ele foi convidado para vir aqui”, disse Lula na primeira viagem após a cirurgia na cabeça, em dezembro passado.

    “Eu convido todos os governadores, até aqueles que, de forma irresponsável, fazem críticas ao meu governo. Ele [Cláudio Castro] poderia ter vindo aqui e ter feito um discurso para falar como o Estado vai lidar com a saúde“, acrescentou o chefe do Executivo.

    Em dezembro de 2024, Castro chamou, de “absurdo” e uma “vergonha”, a medida do Ministério da Justiça e Segurança Pública para regular o uso da força por policiais de todo o país. À época, o governador do Rio de Janeiro afirmou, em uma publicação, que os policiais estaduais teriam de “pedir licença aos burocratas de plantão em Brasília”.

    “Que o Congresso Nacional se levante e casse esse decreto absurdo”, declarou Castro na mesma mensagem.

    À CNN, o governo do Rio de Janeiro enviou uma nota afirmando que Cláudio Castro não compareceu ao evento por estar em viagem.

    “O governador Cláudio Castro não compareceu ao evento de reinauguração da emergência do Hospital Federal de Bonsucesso porque estava em viagem, voltando de Brasília, durante o fim da manhã desta quinta-feira, 06/02. Na capital federal, ele se reuniu com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Depois, tratou da concessão da Ferrovia Vitória-Rio (EF-118) com a bancada federal do Rio e o ministro dos Transportes, além de cumprir agenda junto aos presidentes do Senado e da Câmara, Davi Alcolumbre e Hugo Motta”, diz a nota do governo.

    Tópicos