Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula decidiu indicar Dino para STF e Gonet para PGR, dizem fontes

    Presidente chamou ministro da Justiça para uma reunião agora de manhã, em encontro que não estava previsto na agenda, e também escolheu nomear o procurador

    Flávio Dino e Paulo Gonet
    Flávio Dino e Paulo Gonet Ministério da Justiça e Segurança Pública e Supremo Tribunal Federal

    Thais Arbex

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu indicar o ministro da Justiça, Flávio Dino, para vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) deixada por Rosa Weber, que se aposentou em setembro.

    Segundo apurou a CNN, anúncio deve ser feito nas próximas horas, antes de o presidente embarcar para o Oriente Médio. Lula chamou Dino para uma reunião agora de manhã. O encontro não estava previsto na agenda.

    Conforme a CNN noticiou na última sexta-feira (24), Lula tinha sinalizado a aliados que Dino era o nome ideal para a cadeira.

    O presidente também confirmou a indicação do vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, para comandar a Procuradoria-Geral da República (PGR).

    Gonet tem o apoio e simpatia de deputados, senadores, ministros do governo e do Supremo Tribunal Federal, como Gilmar Mendes — de quem foi sócio —, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin.

    Já o nome de Flávio Dino para o STF sofre resistência até mesmo de parlamentares aliados.

    Para assumir os cargos, os nomes de Dino e Gonet precisam ser sabatinados e analisados pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Depois, aprovados pelo plenário.

    No final de outubro, o Senado rejeitou uma indicação feita por Lula para o cargo de defensor público-geral federal. A rejeição, a primeira da história da Defensoria Pública da União, foi tida como um recado para o Planalto.

    VÍDEO – STF e PGR: sabatinas de indicados devem ser ainda em 2023