Lula convoca ministros para discutir reforma do setor elétrico
Reunião não consta em agenda oficial; presidente cobra medidas para reduzir a conta de energia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) convocou, na manhã desta quinta-feira (1º), parte dos seus ministros para discutir uma possível reforma no setor elétrico.
Estão no Palácio da Alvorada os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia); Rui Costa (Casa Civil); Dario Durigan (Secretário Executivo do Ministério da Fazenda); e Jorge Messias (advogado-geral da União).
Na reunião, segundo fontes, Lula deve cobrar medidas para reduzir a conta de energia.
Ontem, em evento em Várzea Grande (MT), Lula reclamou do valor da da conta de luz no Brasil. Disse que está “brigando” por medidas para baixar o valor pago pelas famílias de baixa renda.
“A gente precisava resolver o problema habitacional das pessoas mais humildes, que muitas vezes não podem pagar o aluguel e, quando pagam o aluguel, não podem pagar a conta de luz, que está cara. Eu estou brigando para baixar a conta de luz nesse país para o povo pobre,” afirmou o presidente.
A reunião para tratar do setor elétrico, ocorre em meio a negociações da Eletrobras com a União sobre a participação do governo federal nos Conselhos de Administração e Fiscal da Companhia.
Em comunicado emitido na última quarta-feira (31), a Eletrobras disse que vai solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prorrogação, por 45 dias, do prazo estabelecido pelo ministro Nunes Marques para que as partes entrem em acordo.
Também estão em discussão na Câmara de Mediação e de Conciliação da Administração Federal (CCAF), a “antecipação de recursos devidos à Conta de Desenvolvimento Energético, e o desinvestimento da Eletrobras de sua participação acionária na Eletronuclear, com a sua consequente exoneração do projeto de construção da Usina Nuclear de Angra”.
Veja também
Lula diz que torce para vitória de Biden nas eleições dos EUA