Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula conversou sobre meio ambiente e G20 com enviado de Biden, diz Celso Amorim

    Ex-ministro das Relações Exteriores e integrante da equipe de transição de governo, Amorim disse que a conversa entre Lula (PT) e o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, foi "muito ampla"

    Fernanda PinottiKaio Telesda CNN , em São Paulo e Brasília

    O ex-ministro de Relações Exteriores Celso Amorim disse que foram discutidos temas como o meio ambiente e G20 durante a reunião entre o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, nesta segunda-feira (5).

    Amorim ocupou o Itamaraty durante o governo de Lula e faz parte da equipe de transição de governo atualmente. Ele disse que a conversa foi “muito ampla”, tratando de temas regionais, cooperação tecnológica para o desenvolvimento sustentável, mudança climática e fortalecimento da democracia.

    Ele também falou que o presidente dos EUA, Joe Biden, convidou Lula para visitá-lo antes mesmo da posse. O petista agradeceu e valorizou muito o convite, mas disse que talvez não fosse possível viajar ainda neste ano, deixando a visita para o início de 2023.

    “De tudo se falou, principalmente sobre a última reunião do G20 e sobre a necessidade de uma nova governança mundial.” Amorim também disse que Lula falou sobre a necessidade de incluir outros países no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

    Sullivan demonstrou interesse em cooperar com o Brasil no G20 (grupo que reúne os ministros à frente das finanças das 19 maiores economias do mundo, e da União Europeia) para caminhar para uma governança global mais justa.

    “Foi uma conversa longa, de quase duas horas. Eles trataram sobre a importância da relação entre os dois países para a paz e a democracia na América do Sul”, disse. O ex-ministro também falou que não foram discutidas ações específicas, mas a necessidade de engajamento das duas nações.

    Comparação entre “trumpismo” e “bolsonarismo”

    Celso Amorim também comentou que Lula comparou o “bolsonarismo” com o “trumpismo”. “Se fez uma comparação entre, enfim não sei se as palavras usadas foram exatamente essas, mas entre o trumpismo e o bolsonarismo, e a necessidade de fortalecer a democracia”, destacou.

    “Jake Sullivan acentuou a importância da vitória… vitória não, da eleição como foi, democrática, com a vitória do presidente Lula, como isso foi importante para a democracia no Brasil, na região e no mundo”, complementou Amorim ao fim do encontro.

    Tópicos