Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula chegará a Cuba na sexta-feira (15) para cúpula do G77+China

    Presidente deve desembarcar na capital Havana no fim da tarde

    Renan Fiuza , Enviado da CNN Brasil a Havana

    O presidente Luíz Inácio Lula da Silva deve chegar a Cuba na sexta-feira (15), no aeroporto José Martínez, da capital do país, Havana. A estimativa é que o desembarque ocorra por volta das 18h (horário local), 19h (horário de Brasília).

    Segundo a equipe do presidente que o acompanha na viagem, um espaço para a chegada dos líderes mundiais foi montado com tapete vermelho, mas não há previsão de que Lula converse com os jornalistas no local.

    Ainda segundo informações do cerimonial, Lula deve descansar na sexta-feira e, até o momento, não há agenda programada.

    Já no sábado (16), Lula participa da cúpula do G77+China, onde será o primeiro chefe de Estado a falar no encontro. A expectativa é que o discurso dure cinco minutos.

     

    Esta será a primeira visita de um mandatário da República a Cuba desde 2014 e a primeira do terceiro mandato de Lula. O presidente já esteve no país em 2003, em 2008 e em 2010.

    A presença de Lula na cúpula é mais um movimento da atual agenda diplomática do governo. A tentativa é unir forças com os países em desenvolvimento, equilibrando o diálogo com países ricos. Há, ainda, a intenção de buscar de apoio para a cobrança de reformas na governança da Organização das Nações Unidas (ONU).

    O que é o G77+China

    O G77+China é um bloco que reúne países em desenvolvimento para articular e promover interesses econômicos coletivos e aumentar a capacidade de negociação destas nações nas principais questões econômicas internacionais do sistema das Nações Unidas.

    O bloco foi criado em 1964, ainda no contexto da Guerra Fria. O Brasil esteve entre os primeiro 77 signatários, mas o bloco cresceu e conta atualmente com 134 nações.

    De Cuba, Lula viaja, ainda no sábado (16), para os Estados Unidos. Em Nova York ele irá participar da Assembleia-Geral da ONU.

    Veja também: Lula recebe martelo de liderança do G20 do premiê indiano na Cúpula

    Tópicos