Lula apresentará Brasil como exemplo antiextremistas em viagem aos EUA
Chefe do Executivo embarca nesta quinta-feira (9) para um encontro com o presidente norte-americano Joe Biden
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca nesta quinta-feira (9) aos Estados Unidos e apresentará o Brasil como exemplo antiextremistas em conversa com o presidente norte-americano Joe Biden. As informações são da âncora da CNN Daniela Lima.
Segundo um auxiliar, Lula quer construir uma relação pessoal com Biden, a exemplo do excelente vínculo que tinha com George W. Bush e do bom elo que construiu com Barack Obama.
No encontro, Lula defenderá a posição de nenhuma violência sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia, que é uma posição forte e conhecida.
Ainda levará para o centro do debate a importância do Brasil para a manutenção da democracia nas Américas e a capacidade do país de combate à extrema-direita. O chefe do Executivo apresentará o que aconteceu aqui como um exemplo para o mundo.
O interlocutor de Lula ainda explicou que ele está preparado para responder sobre as ações do Supremo Tribunal Federal (STF) no caso.
Além da diferença das legislações de Brasil e EUA, o que a Suprema Corte está fazendo aqui precisa ser visto como algo inovador para combater informações deliberadas com fins políticos de destruir a democracia.
Segundo o aliado, o tema tem sido trabalhado em uma ponta da extrema-direita especialmente operada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que tem pontes com o exterior.
(*Publicado por Douglas Porto)