Lira lembra um ano dos atos de 8/1 e pede punição aos responsáveis “com o rigor da lei”
Presidente da Câmara reforçou o papel da Casa e do Legislativo na defesa de democracia
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), lembrou nas redes sociais os atos criminosos de 8 de janeiro, que completam um ano nesta segunda-feira, e afirmou que “todos os responsáveis devem ser punidos com o rigor da lei, dentro do devido processo legal”.
De acordo com Lira, a liberdade de manifestação e o direito de protestar não podem sem converter em violência e destruição. O presidente da Câmara fez ainda um balanço das reformas aprovadas neste ano na Casa e reforçou o papel do Legislativo na defesa da democracia.
O que disse Arthur Lira
https://twitter.com/arthurlira_/status/1744299313180623050?s=12&t=9YQsHaQ2tPZso0N3s3veiw
“Há um ano as sedes dos 3 Poderes da República foram atacadas e depredadas num ato de violência que merece ser permanentemente repudiado.
Todos os responsáveis devem ser punidos com o rigor da lei, dentro do devido processo legal.
A liberdade de manifestação e o direito fundamental de protestar jamais podem se converter em violência e destruição.
Devemos sempre celebrar a democracia e cuidar do futuro de nosso país. A Câmara dos Deputados, casa dos representantes do povo e expressão significativa de nosso regime democrático, tem dado o exemplo em prol do Brasil e dos mais caros valores consagrados em nossa Constituição Federal.
Diálogo, busca pela formação de consensos e respeito ao dissenso e às minorias foram as marcas de um ano histórico, em que a Câmara dos Deputados cumpriu sua missão constitucional de legislar.
Aprovou marcos normativos relevantes, que permitirão ao Brasil dar um salto para o futuro, tais como o arcabouço fiscal, a reforma tributária, o marco legal do crédito de carbono e a pauta verde.
Todos esses avanços são a prova viva de que a democracia, exercida por cada um dos três poderes nos termos delimitados pela Constituição, é o único caminho possível para o desenvolvimento, prosperidade, geração de emprego e renda e bem-estar dos brasileiros e brasileiras.”