Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Líderes do Senado se encontram com Lula e pedem mais diálogo com governo

    Reunião com a liderança da Câmara dos Deputados também estava agendada, mas não aconteceu

    Marina Demorida CNN

    Brasília

    Em encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na noite desta segunda-feira (5), senadores relataram a ele a dificuldade que enfrentam para negociar com ministros do governo.

    O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) disse que essa é uma reclamação recorrente entre senadores e deputados e que a falta de diálogo atrapalha o governo no Congresso Nacional.

    Lula teria convocado a reunião para agradecer aos parlamentares pelas últimas votações no Congresso, o que inclui a aprovação da medida provisória que reestruturou a Esplanada dos Ministérios.

    Apesar de o texto ter sido aprovado, houve prejuízos que interferiram nas relações internas no Planalto e que expuseram a dificuldade do governo em consolidar sua base aliada.

     

    Os ministros das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e da Casa Civil, Rui Costa, também participaram da reunião.

    Estiveram presentes os líderes: Jaques Wagner (PT-BA), Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), Otto Alencar (PSD-BA), Fabiano Contarato (PT-ES), Jorge Kajuru (PSB-GO), Renan Calheiros (MDB-AL), Izalci Lucas (PSDB-DF) e Marcelo Castro (MDB-PI).

    Segundo relatos dos senadores, o presidente Lula tratou das prioridades do governo e do desejo de estabelecer uma relação mais próxima com o agronegócio e com os evangélicos, grupos que, no momento, apresentam maior resistência ao seu governo.

    Um encontro com líderes da Câmara dos Deputados, onde o governo enfrenta mais dificuldades em estabelecer uma base aliada, também estava previsto, mas não aconteceu.

    Mais cedo, em entrevista à CNN, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que o presidente Lula sinalizou que vai exigir dos seus ministros que conversem com os presidentes do legislativo antes do envio e da elaboração de qualquer medida provisória, a partir de agora.