Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lewandowski visita Arthur Lira em meio a tensão entre Câmara e Planalto

    Ministro é descrito por aliados como sendo uma pessoa de perfil diplomático, conciliador e discreto, e que pode ajudar a distensionar clima com Lira

    Lewandowski terá encontro com o presidente da Câmara nesta terça-feira (6)
    Lewandowski terá encontro com o presidente da Câmara nesta terça-feira (6) Nelson Jr./SCO/STF

    Teo Curyda CNN Brasília

    O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, se reúne na tarde desta terça-feira (6) com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

    O encontro acontece em meio à tensão institucional entre o parlamentar e o Palácio do Planalto.

    Em discurso na cerimônia que marcou a retomada dos trabalhos do Congresso, Lira mandou indiretas e recados ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Afirmou, por exemplo, que o Orçamento não pertence somente ao Executivo e exigiu que acordos firmados sejam cumpridos.

    A visita cortesia marca o primeiro encontro de Lewandowski com Lira desde que o ministro assumiu o cargo na semana passada. O presidente da Câmara não participou da solenidade.

    A reunião aconteceria no ministério, mas Lewandowski, em um gesto político a Lira, sugeriu que fosse realizada na Câmara.

    Lewandowski é descrito por aliados como sendo uma pessoa de perfil diplomático, conciliador e discreto.

    Antes de o ministro ser anunciado para o cargo pelo presidente Lula, a CNN mostrou que a avaliação era a de que Lewandowski conseguiria dialogar com os mais diversos espectros políticos.

    Após a fala de Lira na segunda-feira (5), lideranças da Câmara cancelaram uma reunião que ocorreria nesta terça-feira com os ministros Fernando Haddad, da Fazenda, e Alexandre Padilha, das Relações Institucionais. O encontro será remarcado para depois do Carnaval.

    Uma reunião entre Lula e Lira é esperada para os próximos dias. A conversa deve girar em torno da articulação política do governo e de temas que alimentaram a tensão entre o Planalto e o Congresso nas últimas semanas.

    Lula se reuniu, fora da agenda oficial, nesta terça, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

    Tópicos

    Tópicos