Lewandowski pede que Bolsonaro se manifeste sobre Copa América no Brasil
Governo tem até cinco dias para responder
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski assinou um despacho nesta terça-feira (1º), em que pede ao presidente Jair Bolsonaro mais informações sobre a realização da Copa América no Brasil.
No texto, Lewandowski disse considerar “a importância da matéria e a emergência de saúde pública decorrente do surto do coronavírus”. O governo terá até cinco dias para responder.
O despacho do ministro é em resposta a um pedido do PT (Partido dos Trabalhadores), que tentaimpedir que o país sedie o evento. O partido incluiu o pedido na mesma ação em que, no ano passado, pede à Corte que acione o governo a apresentar um plano para vacinação contra o coronavírus, elaborado por várias legendas.
Nesta segunda (31), o PSB (Partido Socialista Brasileiro) também entrou com um mandado de segurança preventivo no STF para barrar a realização do torneio.
Mais cedo, em conversa com apoiadores e em evento oficial da Caixa Econômica Federal, Bolsonaro disse que, se depender do governo federal, a competição acontecerá no país.
“Consultei os ministros que poderiam estar envolvidos e a resposta foi unânime”, disse ele, durante cerimônia de assinatura dos novos patrocínios da Caixa ao esporte. “No que depender do governo federal, será realizada a Copa América no Brasil. Desde o começo, estou dizendo da ocasião da pandemia, lamento as mortes, mas temos que viver.”
