Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Leio como um elogio ao trabalho que a CGU fez, diz ministro sobre liberação de emendas

    Vinicius de Carvalho, da Controladoria-Geral da União, avaliou que "onda de aprimoramento" veio para ficar

    Manoela Carluccida CNN , São Paulo

    O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius de Carvalho, disse ler como “um elogio ao trabalho que a CGU fez” o documento em que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino libera o pagamento de emendas parlamentares. 

    Nesta segunda-feira (2), Dino, relator de ações que miram os recursos, decidiu liberar o pagamento dos repasses que estavam suspensos desde agosto, enquanto ele aguardava a aprovação, no Congresso Nacional, de um projeto para dar mais transparência e rastreabilidade ao processo.

    Em novembro, a CGU lançou uma série de alterações no Portal da Transparência para a consulta das emendas parlamentares, com objetivo de permitir uma pesquisa mais eficiente às informações sobre a emendas de comissão e de relator, além de garantir maior rastreabilidade dos recursos públicos.

    “Em função da decisão do ministro Flávio Dino… a gente [CGU] já estava em um processo de tentar reformular o portal, a decisão do ministro Flavio Dino ajudou a gente, inclusive, a obter recursos para fazer isso”, disse o ministro Vinicius de Carvalho durante um evento na manhã desta segunda-feira (2).

    Para ele, essa “onda de aprimoramento” veio para ficar.

    “Eu acho que essa onda, ela veio pra ficar. Essa onda de aprimoramento da capacidade do controle sobre o uso desses recursos… é uma onda que não tinha vindo nos últimos anos, veio, não vou ser injusto aqui, mas veio em situações muito específicas, não como uma política pública estruturada de controle, ela veio para ficar e acho que vai resultar em frutos bastante interessantes daqui para os próximos anos”, afirmou.

    Tópicos